segunda-feira, 13 de setembro de 2010

IBRAPP


Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal

Foi lançado na semana que passou o site do Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal – IBRAPP.

O Instituto, idealizado pelo professor Nereu Giacomolli e criado no primeiro semestre desse ano, tem por objetivo principal fomentar os debates, o estudo e a pesquisa sobre o direito processual penal e as demais matérias que, direta ou indiretamente, lhe são tão caras.

Trata-se de um novo espaço, com novos objetivos, cujo principal desafio é dissociar o processo penal do processo civil, em sentido oposto à tradicional teoria geral do processo. O IBRAPP nasce, enfim, com a convicção de que o processo penal merece uma investigação específica, uma atenção específica e proporcional à indisponibilidade dos interesses em jogo na seara penal.

O IBRAPP tem como alguns de seus Conselheiros, dentre outros nomes já eleitos pela Diretoria Executiva e que ainda estão por ser convidados, os professores Fauzi Choukr, Alexandre Morais da Rosa, Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, Aury Lopes Jr., Luis Gustavo Grandinetti e Fabrício Pozzebon.

O lançamento oficial do IBRAPP está sendo programado para dois eventos, um no final do ano e outro em abril de 2011. Até lá, algumas atividades vão aos poucos sendo postas em prática, o primeiro boletim deve ser lançado e o site estará à disposição de todos.

Acessem, contribuam, se associem, enfim, participem de alguma maneira com a construção desse projeto!



Caros,
a apresentação acima foi feita pelo Vice-Presidente do IBRAPP, o colega André Maya, lá de Porto Alegre/RS. Então, aproveito para divulgar o Instituto e dizer que fiquei muito honrado com o convite que me foi formulado pelo Nereu e pelo André, para ser Coordenador-Regional do IBRAPP no Estado de Rondônia.
Com certeza, para discussão de idéias, não há fronteiras! Com a regência do Instituto sob a batuta de Nereu Giacomolli e André Maya, assim como com a participação de todos aqueles interessados em "vestir a Cinderela com suas próprias roupas", o IBRAPP tem tudo para criar e fortificar o processo penal verdadeiramente democrático no Estado Brasileiro.
Abraços e participem,

Prof. Matzenbacher