quarta-feira, 29 de abril de 2009

Polícia prende falso médico suspeito de tratar traficantes

Caros alunos,
essa reportagem é endereçada aos alunos de Direito Penal IV. Trata-se de um exemplo prático da prática de "exercício ilegal da medicina", tipificado no artigo 282, do Código Penal.
Boa leitura!

Prof. Matzenbacher


Polícia prende falso médico suspeito de tratar traficantes

Segundo as investigações, ele tratava de criminosos na Vila Cruzeiro. 
O logotipo da Santa Casa era usado para prescrever prontuários.


 

Um homem que se passava por médico foi preso na tarde desta quarta-feira (28) em um consultório na Vila Cruzeiro, na Penha, subúrbio do Rio.

 


Segundo as investigações, o suspeito tratava de traficantes da favela, e prestava serviços em uma ONG (organização não governamental) e também em um centro social na região.

 

De acordo com a polícia, o falso médico já havia cumprido pena por exercício ilegal de medicina no estado de Pernambuco. Durante a ação, a polícia apreendeu carimbos, receitas e equipamentos usados nas consultas. 

 

 


Segundo o delegado José Luiz Duarte, titular da 1ª DP (Praça Mauá), o suspeito será autuado pelo crime de exercício irregular de medicina, e poderá pegar até dois anos de detenção.

 

Logotipo da Santa Casa

 

Além de usar nome falso, o suspeito utilizava o logotipo da Santa Casa de Misericórdia nas receitas que prescrevia. 

 

Segundo nota divulgada na tarde desta quarta-feira pela assessoria da Santa Casa de Misericórdia, o falso médico nunca teve qualquer vínculo empregatício com a instituição.

 

Ainda de acordo com a assessoria da Santa Casa, prontuários assinados pelo suspeito e timbrados com o logotipo da Santa Casa chegaram ao conhecimento da direção da instituição, que encaminhou a denúncia à 1ª DP. 

Fonte: G1, no Rio, com informações da TV Globo.